sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Mas afinal de contas, hoje em dia do que è feito o esmalte?


     Atualmente na composição do esmalte tem PMMA- polimetilacrilato (função de ligar os ingredientes); Esteralcônio de hectorita (fixa o produto nas unhas); Nitrocelulose (um filme plástico e maleável); Copolímero de etileno (garante que o filme formado não se despedace;) Poliuretano (sua missão, no esmalte, é integrar os pigmentos para que não formem um grude insolúvel no fundo do vidrinho!); e corantes, muitos corantes.”
      Para ser sincera, gostei muito de saber de tudo isso. Na verdade é mais uma curiosidade, mas muitas vezes não temos ideia de como as coisas começam, e aqui temos a história de um produtinho que está conosco desde muito tempo e que ultimamente vem ganhando força, alegria e beleza na mao de todas as mulheres!!!!!
     A fabricaçao de um esmalte è cheia de etapas que leva em mèdia 6 meses:
1. Definição das novas cores
Os fabricantes ficam ligados nos principais desfiles de moda para checar que cores serão tendência. Depois, ajustam essas informações ao perfil de suas consumidoras. Geralmente, é a equipe de marketing que cuida disso, porém algumas empresas fazem até parcerias com estilistas.
2. Batizado do esmalte
Esse é mais um trabalho para o marketing da empresa fabricante. O nome do esmalte geralmente tem a ver com a cor e a tendência em que ele foi inspirado. Por exemplo, o Twiggy, da coleção Risqué Pop 4 you, homenageia a modelo britânica de mesmo nome que virou um ícone fashion nos anos 60. Já o Santo Luxo, da Impala, é verde-escuro, uma cor muito usada nos vestidos da realeza.
3. Escolha dos ingredientes
O departamento de controle de matérias-primas analisa cada uma delas para checar se estão destro dos padrões de qualidade. As mais usadas são: solventes, resinas, agente plastificante (não deixa o esmalte ficar quebradiço) e, claro, os pigmentos, que são as cores. As embalagens também são analizadas nessa fase.
4. Com a mão na massa
Os materiais são despejados em um tanque de aço inox para formar a base do esmalte. Tudo segue uma ordem definida, de acordo com as propriedades químicas de cada composto. Inicialmente, essa base é incolor – mas não tem nada a ver com aquelas bases fortalecedoras ou de extrabrilho. É uma base padrão, que vai virar o esmalte depois.
5. Controle de qualidade
O pessoal do controle de qualidade checa se a base fabricada pode ir para a próxima etapa. Eles verificam, por exemplo, se a viscosidade e o odor estão dentro do padrão. Se houver algum problema, ainda da tempo de corrigir! Se estiver tudo certo, é a hora de adicionar pigmentos na mistura para dar a cor. Depois, ela passa novamente por um controle de qualidade em que novas especificações são checadas, como a textura. Só então o esmalte vai para os frascos e de lá…para as suas mãos!
Agora que já sabemos de como é feito o esmalte é hora de você escolher a sua cor predileta e arrasar!
                                                       Fonte: Revista Capricho





Nenhum comentário:

Postar um comentário